terça-feira, 24 de junho de 2014

Atividade 9: Publicação do Relatório do Seminário no Blog

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Curso de Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes:
ELIJANE FERREIRA DE JESUS
LINDALVA BRASIL DIAS FERREIRA
JOSILANE DA SILVA CONCEIÇÃO
PATRÍCIA DAS DORES LIMA ARAGÃO
 
 

1. INTRODUÇÃO


O objetivo do trabalho é pesquisar o uso das tecnologias contemporâneas no contexto escolar em Roraima, aqui verificado o Programa de Informática na Educação-PROINFO e o Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE.
Nossa pesquisa se deu através de pesquisas em sites, blogs e entrevista in loco com o atual coordenador do Programa, senhor Samuel Silva de Castro que gentilmente nos recebeu para dar informações necessárias sobre a atuação do PROINFO nas escolas do nosso Estado.
Pontuamos aqui, informações relevantes do Programa, vantagens, funcionamento, público atingido e as dificuldades encontradas.

2. RELATÓRIO
Através de encaminhamento da Coordenação do Curso de Pedagogia, nos dirigimos1 à sede do PROINFO no dia quatorze de maio do corrente ano, para a realização da pesquisa em campo. Para nossa pesquisa utilizamos formulário, máquina fotográfica, caderno de campo, computador, internet: blogs e sites, celular, caneta, sites, blogs e entrevista in loco.
O Programa de Informática na Educação (PROINFO), foi fundado no ano de 1997, tendo sua sede na Av. Santos Dumont, no bairro São Francisco. Atualmente, é coordenado pelo Prof. Samuel Silva de Castro, que gentilmente nos recebeu e relatou sobre o propósito dessa instituição:

O PROINFO existe para, acima de tudo, trabalhar com as tecnologias na área de informática, aproximando as tecnologias dos docentes e discentes, e todo corpo participante das escolas”. Nesse intuito, a organização vem disponibilizando para a comunidade, acesso a informática e suas tecnologias, “Oferecemos curso de informática básica, curso de informática aplicada somente para professores, e cursos avançados também [...]”. (14 de maio de 2014).
A instituição atende a várias escolas que desejam proporcionar esses cursos ao seu alunado, basta que faça a inscrição e siga os comandos da organização. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do PROINFO, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). Os NTEs são os núcleos de informática dentro dos centros educacionais (escolas), que são auxiliados pela PROINFO, tanto nas suas necessidades de assistência como os treinamentos dos funcionários que atuam no mesmo.
Atualmente são ofertados quatro cursos: Rede de Aprendizagem, Elaboração de Projetos, Introdução à Educação Digital e “Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC”.
O coordenador informou que o objetivo principal do programa é capacitar o professor da rede pública de ensino. Assim sendo, o (projeto aluno integrado) visa utilizar a informática com objetivo de incentivar o aluno a se familiarizar com as novas tecnologias em educação, principalmente em suas relações com o cotidiano, interagindo com as demais Ciências, dado que muitas vezes, o discente não percebe que as mídias fazem parte do seu dia-a-dia. É um curso técnico para os alunos a partir dos 13 anos de idade, várias escolas da capital são beneficiadas do referido programa sendo no geral 90 incluindo as do interior.
O curso de informática aplicada para professores tem capacitado profissionais de todos os níveis da educação para uma ampla visão de ensino, auxiliando na melhoria da forma de ministrar aulas utilizando as tecnologias.
As maiores dificuldades encontradas pela instituição citadas pelo Coordenador, são: difícil acesso aos municípios; a distância dificulta o trabalho e atendimento aos usuários; a falta de pessoal: os recursos humanos são insuficientes, contam apenas com cinco multiplicadores. Em relação aos equipamentos, o espaço físico também foi citado como uma das preocupações do coordenador, pois nem todas as escolas tem uma sala reservada para os computadores, isso faz com que demore as instalações dos mesmos tendo que ser adaptado muitas das vezes sem menor infraestrutura. Sua sugestão é a criação de pólos nos interiores.
1Acadêmicas do curso de Pedagogia, com o intuito de pesquisa para obtenção de nota na disciplina Tecnologia da Informação Aplicada à Educação TICs.
3. PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO PROINFO

Coordenador Estadual do ProInfo/RR - Samuel Silva de Castro.
Coordenadora Adjunta Estadual do ProInfo/RR - Professora Maria Cidélia Soares da Costa licenciada e pós-graduada em Química e Especialista em Tecnologias em Educação.

ADMINISTRATIVOS

Joaquina Macêdo
Júlio de Melo
Maria Ema Mota
FORMADORES
Alyssandro Sampaio Sousa - Professor, licenciado Normal Superior Tecnologia Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Bertoldo Fernandes Machado - Professor licenciado em Física, Especialista em Mecânica, Psicopedagogia e em Informática Educacional.
Josiel da Silva Matos - Profº licenciado em Letras-espanhol e Literatura Hispânica.

Leonidia Aparecida da Silva - Professora, Bióloga, Especialista em Tecnologias em
Educação pela PUC/RIO.

Mara Jeanne Medeiros Santos - Bacharel em Sistemas de Informação.
Profº Mari Paz. Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Mestrado em Educação.


OUTROS PROFISSIONAIS - Técnicos
Paulo Miguel Nápoles de Frias Oliva - Func. Público Efetivo desde 2004 – Assistente Administrativo. Instrutor de Informática desde 2000 (CEIA, SENAC, SENAI e NTE), técnico de Hardware e Software-Senai/RR, Formado em WebDesigner-UFRR.
Lori Zambonin - Bacharel em Ciências Econômicas/Gerenciamento de Conteúdo Página da Web/Técnico de Informática.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que este trabalho possa esclarecer o funcionamento do Programa de Informática na Educação-PROINFO e o Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de uma forma fácil e proveitosa, pois sabemos que poderá ser vantajoso para os professores e para os alunos, que serão beneficiados com a tecnologia que já está inserida na nossa realidade que é a informática.
Até certo ponto podemos afirmar que o estudo até aqui realizado pode contribuir para o aprimoramento do processo ensino aprendizagem das tecnologias aplicadas nas salas de aulas de forma contextualizada.
5. REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Blog: Disciplina: Tecnologia na Educação-CEDUC 2010.1. Disponível em: <http://teresakatia-tecnologiaeducacao.blogspot.com/>. Acesso em: 07 out. 2010.
AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro. v.38, n. 9, set.1984. Edição Especial.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.
FAGUNDES, Léa da Cruz. Projeto? o que é? Como se faz? Disponível em: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/lea.htm. Consultado em: 25 nov. 2013.
PROINFO INTEGRADO DE RORAIMA. Blog: http://nte.univirr.com/. Acesso em: 20 mai. 2014.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-RR. Blog: http://ied.univirr.com/. Acesso em: 20 mai. 2014.

ANEXO I
ORGANOGRAMA
Fonte: http://nte.univirr.com/p/sobre-os-ntes.html

ANEXO II
 Prédio onde atualmente funciona o PROINFO
Entrevista com o Coordenador Samuel Silva de Castro
 

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